A NATUROPATIA É UMA MEDICINA NATURAL, RECONHECIDA E CERTIFICADA EM PORTUGAL, QUE ESTUDA AS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS DOS ELEMENTOS NATURAIS, COM O INTUITO DE PREVENIR, CURAR E PROMOVER A SAÚDE, (RE)EDUCANDO O PACIENTE PARA O PROCESSO DE AUTO-CURA E (RE)EQUILÍBRIO PESSOAL.
A Naturopatia rege-se pelo princípio vis medicatrix naturae, baseado na existência de uma força vital na natureza capaz de promover o processo de auto-cura do organismo.
Apesar de ter surgido na Europa em meados do séc. XIX, e de anos 80 ter conquistado um lugar de destaque nas terapias não-convencionais em Portugal, somente em 2013 surge o merecido reconhecimento e certificação pelo Estado Português como Medicina Natural, regulamenta pela Portaria n.º 207-A/2014.
A QUEM SE DESTINA?
Atuando em termos preventivos, curativos e educativos, a Naturopatia destina-se a todas as pessoas, desde o bebé ao adulto.
QUAIS AS TÉCNICAS DE DIGNÓSTICO?
Recorrendo a diversas técnicas de diagnóstico (diálogo, auscultação, palpação, observação da língua, olhos e ouvidos, etc.), o Naturopata procura encontrar a causa mais profunda da doença, através da compreensão do corpo, mente e espírito do paciente.
QUAIS OS PROBLEMAS QUE PODEM SER TRATADOS PELA NATUROPATIA?
Na Naturopatia são tratados todos os tipos de doenças e queixas, agudas e crónicas. Porém destacamos os seguintes:
- Má circulação, hipertensão, hipotensão;
- Dores agudas e crónicas;
- Alterações e inflamações gastrointestinais;
- Excesso de peso, perda de peso e reeducação alimentar;
- Gripes, constipações e reforço do sistema imunitário;
- Problemas de pele e alergias;
- Alterações do sistema nervoso, esgotamento, ansiedade;
- Stress, burnout, insónias;
- Entre outros.